Aulas de Yoga

 

 

ÁSANAS – Posturas de Yoga

"Ásana" significa "uma posição onde nos sentimos confortáveis" - "Sthirasukhamasanam".

Essa inter-relação foi percebida há muito tempo atrás por yogues, que desenvolveram um sistema de exercícios para exercer uma determinada pressão sobre as várias glândulas endócrinas. Há milhares de anos, bem no interior das antigas florestas da Índia e da China, viveram iogues que dedicaram suas vidas ao domínio do corpo e da mente. Naquele ambiente calmo e tranqüilo, eles acostumavam observar cuidadosamente os animais que partilhavam da sua solidão – como eles descansavam, como intistivamente se curavam quando doentes, Quando experimentaram em seus corpos as diferentes posturas dos animais, esses iogues sentiram os efeitos sutis desses movimentos em seus próprios órgãos e glândulas. Após milhares de anos de experiência, essas posturas que imitavam os animais, inventadas pelos iogues, fora refinadas para um sistema científico de milhares de exercícios chamados ásanas, muitos os quais tendo recebido os nomes dos animais que os inspiram – cobra, coelho, leão, pássaro, macaco, tartaruga, pavão, etc...

Ásana significa literalmente “postura facilmente mantida”. A pressão sutil da postura, estaticamente mantida por um certo período de tempo, restabelece a correta secreção dos hormônios, resultando num equilíbrio emocional e, consequentemente, na saúde física e mental.


Regras para a prática de Ásanas

1 – Antes de praticar ásanas é recomendável o “meio banho” ou banho inteiro para relaxar e refrescar o corpo e interiorizar a mente.

2 – Não pratique ásanas em lugares abertos para evitar pegar friagem. Pratique em lugares cobertos, porém procure deixar uma janela aberta para a ventilação.

3 – O lugar onde se pratica as ásanas deve estar ventilado, portanto evite fumar neste local.

4 – Use roupas intimas confortáveis.
5 – Pratique ásanas sobre um cobertor ou colchonete. Não deite diretamente no chão, você pode pegar friagem e também algumas secreções que se formam no corpo devido à prática das ásanas podem ser destruídas.

6 – Pratique as ásanas sempre com a respiração nasal, quando a narina esquerda está trabalhando, ou quando as duas narinas funcionam. Não faça ásanas se a respiração estiver circulando só pela narina direita.

7 – Mantenhas as unhas das mãos e pés curtas.

8 – Não pratique ásanas com estômago cheio. Aguarde 2 horas depois das refeições. No fim dos exercícios aguarde ao menos ½ hora para atingir comida sólida e evite contato com água pelo menos por 20 minutos.

9 – Depois de praticar as ásanas, deve ser efetuado auto-massagem em todo o corpo (especialmente as juntas) e relaxamento profundo (Shavásana).

10 – Não pratique ásanas em período de menstruação ou gravidez avançada.