WhatsApp Image 2022-03-08 at 17.18.17.jpeg

" Você não está sozinho ou desamparado, a força que guia as estrelas, guia você também.”

Srii Srii Anandamurtii

Fundador da Ananda Marga


Escritor moderno, filósofo, cientista, teórico social e líder espiritual, Prabhat Ranjan Sarkar atraiu seguidores em mais de 130 países. Seus livros foram traduzidos para todas as principais línguas do mundo, e sua mistura única de perspectiva histórica e comentários sociais tem sido a inspiração para ativistas sociais que buscam alternativas progressivas ao capitalismo e ao comunismo.


Desde sua infância em Bihar, na Índia, onde nasceu em 1921, Prabhat Ranjan Sarkar tem atraído outros por seu profundo amor pela humanidade e os guiando pelo caminho da autorealização. Ajustando a antiga ciência do Tantra Yoga para atender às necessidades desta época, ele desenvolveu uma filosofia científica e racional (baseada na imanência e transcendência de Deus) e ensinou um sistema de disciplinas espirituais práticas para o desenvolvimento físico, mental e espiritual. Reconhecendo-o como um mestre realizado espiritualmente, seus seguidores o chamaram de Shrii Shrii Anandamurti, que significa “Aquele que atrai os outros como a personificação da bem-aventurança”, ou simplesmente “Baba” (pai).

Aqueles que seguiram seus ensinamentos viram suas vidas transformadas à medida que superaram as fraquezas e tendências negativas da mente para experimentar uma profunda paz e bem-aventurança interior. Inspirados por seu exemplo altruísta, eles concentraram seus esforços em servir a sociedade e elevar os oprimidos.

Ananda Marga


Em 1955, enquanto ainda levava uma vida normal como funcionário ferroviário, Prabhat Ranjan Sarkar formou a organização Ananda Marga (“Caminho da Felicidade”) com os propósitos duplos de progresso espiritual e mudança social. Para este fim, ele começou a treinar missionários para espalhar seus ensinamentos de “Auto realização e serviço à humanidade” por toda a Índia e, posteriormente, por todo o mundo. Refletindo a amplitude de sua visão universal, Ananda Marga tornou-se posteriormente uma organização multifacetada com diferentes ramos dedicados à elevação da humanidade por meio da educação, assistência, bem-estar, artes, ecologia, renascimento intelectual, emancipação das mulheres e economia humanista.

Em 1963, ele estabeleceu a Seção de Educação, Socorro e Bem-Estar (ERAWS), que administra escolas, orfanatos, unidades médicas, lares de idosos, cozinhas gratuitas, centros de reabilitação de drogas e lares para mulheres desabrigadas em todo o mundo. A Equipe de Socorro Universal Ananda Marga (AMURT) prestou socorro em desastres em incêndios, inundações, tufões, terremotos e guerras, e recebeu inúmeras citações das Nações Unidas, da Cruz Vermelha e de muitos governos.

Contribuições para as áreas de Humanidades, Linguística, Ciências e Artes
No campo da ecologia e consciência ambiental, Shrii Sarkar propôs a filosofia do Neo humanismo, expandindo o espírito do humanismo para incluir o amor pelos animais, plantas e o inanimado. Ele iniciou um programa global de intercâmbio de plantas para salvar e propagar milhares de espécies de plantas e encorajou o estabelecimento de santuários de animais em vários locais ao redor do mundo.

No campo da filologia e linguística, Prabhat Ranjan Sarkar escreveu vários volumes sobre as línguas bengali e sânscrito, que traçam a evolução das palavras, frases e tradições culturais que compõem a tapeçaria de línguas indianas de hoje, bem como novos e importantes insights sobre indo- europeus e outras línguas do mundo.

No campo da ciência, Shrii Sarkar introduziu a teoria da Microvita, que posteriormente capturou o interesse de cientistas de todo o mundo. Em uma série de discursos inovadores, Shrii Sarkar atingiu o coração da física e da biologia convencionais, apontando que os blocos básicos de construção da vida são Microvita – emanações da consciência pura. A teoria Microvita fornece uma ligação entre os mundos da percepção e da concepção e implica que as distintas disciplinas da física, biologia e matemática se fundirão em uma ciência de compreensão da natureza real do universo.

Nos campos da música, literatura e arte, Shrii Sarkar exortou os artistas a produzir arte para serviço e bem-aventurança, em vez de apenas “arte pela arte”, e deu diretrizes para atingir esse objetivo. Shrii Sarkar não apenas escreveu longos tratados filosóficos, mas também nos enriqueceu com histórias infantis, ficção, comédia e drama. Sua contribuição mais dramática são as 5.018 canções conhecidas como Prabhat Samgiita (Canções do Novo Amanhecer), que ele compôs de setembro de 1982 até sua partida em outubro de 1990. Essas belas canções expressam os sentimentos espirituais e a universalidade do coração humano. A maioria das canções foi escrita na língua materna de Shrii Sarkar, bengali, e os estudiosos bengalis deram-lhes os maiores elogios por sua expressão poética e simbólica.

Justiça Socioeconômica


Para o bem-estar coletivo de todo o universo, Shrii Sarkar propôs Prout (a Teoria da Utilização Progressiva), que defende a máxima utilização e distribuição racional de todos os recursos e potencialidades do mundo – físicos, mentais e espirituais.

Farol do futuro


Prabhat Ranjan Sarkar escreveu mais de 100 livros sobre assuntos tão diversos como misticismo, cosmologia, sociologia, história, educação, ioga, medicina, ética, psicologia, humanidades, linguística, economia, ecologia, agricultura, música e literatura. Ele fez vários milhares de discursos e compôs mais de 5.000 canções místicas. Ele ensinou a ciência da meditação para a auto-realização direta e indiretamente para milhões de pessoas. Mas o mais importante, através de seu exemplo pessoal, filosofia profunda, práticas espirituais sistemáticas e projetos de serviço de longo alcance, ele tem sido – e continua sendo até hoje – o único impulso inspirador para a missão universal da Ananda Marga.

Texto original em inglês de www.anandamarga.org

Telefone

51 99930.3100

Email 

Follow

  • Facebook
  • Instagram